Hoje vou responder uma pergunta excelente: Coaching serve pra acabar com os medos? Ahhhh eu disse que era uma pergunta excelente!!! Antes, preciso explicar o que é medo. Se liga, não vou falar de medos patológicos, como síndrome do pânico, que precisa de um acompanhamento médico. Tô falando do medo tradicional do dia a dia, como o medo que eu tive por muito tempo (e ainda tenho hehe) de barata!!

O medo é um sentimento, e todo sentimento não começa como sentimento, e sim como pensamento. Primeiro eu penso, depois repenso, e aí vira uma emoção. Se você ficar repetindo que vai entrar num avião, que vai ter que voar, que vai ter que comprar uma passagem, uma hora isso vira sentimento de medo. Poderia ser outro, como raiva ou nojo, mas nesse texto vou falar só do medo. Beleza?

Quando aqueles pensamentos viram sentimento, esse sentimento começa a retroalimentar os pensamentos, e vira um ciclo. Agora vamos voltar pra pergunta: Coaching serve pra acabar com os medos? SIIIIIIIIIIIIMMMMMMMMMMMMM!!!! O Coaching é mega útil pra ajudar uma pessoa a acabar com esse medo, que vem do padrão de pensamentos repetitivos.

Se você já me acompanha sabe que eu chamo aquela voz dentro da nossa cabeça de Zeca Urubu, porque ela nos fala o tempo todo frases como “e se o avião cair?”, que alimentam o medo. O Coaching pode ajudar no processo de interromper esse padrão de pensamentos negativos, a ressignificar o medo (quando o coachee, que é o nosso cliente, aprende a gerenciar desse sentimento) com várias ferramentas.

Os medos que não podem ser abordados pelo Coaching são os de origem patológica, que demandam profissionais da Psicologia e da Psiquiatria. Fobias maiores podem ser amenizadas (não curadas!!) pelo Coaching, ao ponto de o coachee conseguir lidar de forma funcional com a vida dele.

Tem alguma pergunta sobre Coaching? Comenta aqui embaixo e me diz o que você achou do texto dessa semana!!! Vou adorar ler o que você tem pra me dizer, e vai que eu respondo sua pergunta numa próxima oportunidade :)

Olha só, acho que você pode curtir esses outros temas...Preciso de nível superior para ser Coach?3 características de um Coach que muda o mundoComo um Coach pode se auto motivar

Assine nossa newsletter

Receba Inspiração Diretamente na Sua Caixa de Entrada