Como funciona um processo de Coaching? Será que pode ter 5 ou 6 sessões apenas? Quantas sessões precisa ter um processo de coaching? Será que um processo de coaching pode ter 5 sessões e pronto?
Se essa é uma dúvida que você tem segue comigo e bora desvendar isso!
Se liga!
Um processo de coaching, em média, dura de uma a 10 sessões (em média, beleza?).
Isso não quer dizer que serão aplicadas 10 ferramentas, uma em cada dia e pronto, tá resolvido…
Coaching não é ferramenta, coaching é metodologia. Normalmente, pra aplicar a metodologia inteira pro cliente ter o avanço que ele precisa ter, usamos 10 encontros. Geralmente, em cada um dos 10 encontros eu uso uma ferramenta de coaching diferente. Mas repito: coaching não é ferramenta, beleza?
Como padrão a gente trabalha com duas metas.
1- Meta do Processo:
É a meta do processo de coaching, que é trabalhado pra terminar, idealmente, em 10 sessões (em 10 sessões temos o tempo necessário pra trabalhar a metodologia).
Saiba mais sobre a metodologia da Formação em Coaching Criacional
2- Meta da vida:
É a meta da vida do Coachee. Ex. A pessoa quer passar num concurso… quando ela vai passar no concurso? Em quanto tempo?
Mas, então? Um processo de coaching pode durar apenas 5 sessões? Ou menos de 10 sessões? O que tem que acontecer?
O objetivo, na prática, com o processo de coaching é cumprir a metodologia. Conseguir fazer com que o coachee tenha clareza pra onde ele vai, ter foco, que ele entenda qual é o caminho que ele tem que percorrer até ele alcançar o que quer pra vida dele, que ele esteja caminhando, que ele tenha consistência na caminhada dele… tudo isso de forma alinhada com os valores e talentos dele.
Nessa jornada o coach também vai minimizar as interferências e potencializar os recursos do coachee… em fim, a metodologia vai ser aplicada.
Então, no Coaching Criacional, em média, consegue-se desenvolver a metodologia do processo de coaching nessas 10 sessões, agora se você consegue desenvolver uma forma de em 5 a seis sessões, conseguir aplicar a metodologia do processo de coaching e conseguir trazer resultado pro coachee, ótimo.
É possível ter processos de coaching de 5 ou menos de 10 sessões? Sim! Desde que nesse prazo você consiga aplicar a metodologia inteira com o cliente em coaching.
Talvez a gente leve muita pedrada como Coach porque ainda tem muita gente no achismo no mundo do Coaching. Então, quando eu digo que um processo de coaching pode ter de 5 a 6, ou menos de 10 sessões… a princípio pode! Como pode 15 sessões, 8 sessões de coaching… porque coaching não é ferramenta, coaching é metodologia, entende?
O cuidado que a gente tem que ter é: mas essas pessoas que estão tendo “voando” com o processo de coaching em 5, 6 sessões… lá na frente elas estão conseguindo alcançar o resultado esperado que elas querem pra vida delas? Se sim, provavelmente a forma de aplicar em 5 a 6 sessões tá funcionando.
Entregar um processo em 5 a 6 sessões é relativamente simples, eu posso juntar mais de uma ferramenta em uma sessão, corto umas ferramentas em alguma sessão, acelero a metodologia… a questão é, o processo está realmente gerando transformação na vida do coachee? Esse é o ponto.
Quando você se forma com uma metodologia já testada por milhares de coaches, como no caso da Metodologia Criacional, com incontáveis casos de sucesso, desde emagrecimento, trabalhar com o que ama, evoluir profissionalmente, que gera diversas formas de transformação, você sabe que está trabalhando com um método comprovado, que já é validada.
Além da formação em Coaching Criacional, eu tenho um treinamento onde eu ensino as 10 ferramentas de coaching pra ter um processo de coaching de início ao fim. Não é um treinamento da metodologia, é um treinamento onde eu ensino de forma prática, qual é a primeira sessão que é preciso fazer, cada uma das 10 sessões. Como receber o cliente, como terminar a primeira sessão… o passo a passo de cada sessão. Pra que isso?
Muitas pessoas tem o que eu chamo de paradoxo da confiança: como ela não tem confiança ela não atende, como ela não atende clientes ela não tem confiança. Por isso eu criei um treinamento simples direto e objetivo pra que o coach tenha confiança.
Eu ensino as 10 ferramentas, ensino com vídeo-aulas, exatamente como aplicar as ferramentas num processo de coaching. Ao final dessas 10 ferramentas o coach passa por toda a metodologia e isso aumenta substancialmente as chances do coachee ter resultados.
Dá uma olhada nesses depoimentos do curso online Ferramentas de Coaching.
Se você quiser saber mais sobre o curso Ferramentas de Coaching é só clicar aqui.
Ficou claro pra você sobre o que a quantidade de sessões de coaching necessária, se pode menos ou mais de 10 ou não pode?
Me conta aí embaixo nos comentários!