Eu já deixei aqui no Blog em um outro artigo com um primeiro ponto que pode acabar com a sua carreira como Coach, pra você ir para o primeiro artigo é só clicar aqui :)

E agora eu quero falar contigo o que também pode destruir sua carreira como Coach e é tão sério quanto o primeiro ponto que dividi contigo!!! Quero falar sobre o paradoxo da confiança.

Eu estava assistindo algum programa de televisão, Profissão Repórter ou Globo Repórter, que estava passando uma matéria em que o repórter acompanhava os médicos em início de carreira.

E eu lembro de uma cena que me chamou muita atenção: um médico novato, residente provavelmente, enfiando a mão dentro da barriga de um paciente (e não tem nada de errado nisso, em algum momento na vida, um médico vai ter que enfiar pela primeira vez a mão na barriga de um paciente) e era isso que estava acontecendo, o médico estava pela primeira vez na vida dele com a mão dentro da barriga de um paciente procurando um apêndice.

Aí o médico mais experiente perguntou: "e aí, achou o apêndice?" e o médico mais novato falou "não". Ele não achou o apêndice... e tá tudo bem, é a primeira vez que fazia isso.

O outro médico (mais experiente) foi lá, mexeu e encontrou onde estava o apêndice e mostrou para o médico novato que aprendeu ali, na prática, em tempo real.

Massa... e o que eu aprendi disso e que eu trouxe para o Coach... eu aprendi que em algum momento da vida a gente precisa enfiar a mão na barriga pra procurar o apêndice e nem sempre a gente vai achar de primeira, mas eu preciso procurar, se não, eu fico preso no paradoxo da confiança.

Que é... como eu não tenho confiança, eu não atento e como eu não atendo eu não ganho confiança. E esse paradoxo é muito louco, por que tem muito Coach que destrói a carreira por que não faz o primeiro atendimento e porque?

Por que enfiou a mão e não achou o apêndice, aí o Coach paralisa na jornada dele. Então se você não achou da primeira vez, pede uma ajuda, procura o seu parceiro de formação, o seu instrutor, a sua instituição, busca orientação e enfia a mão de novo e acha o apêndice.

Se por um lado, algumas pessoas queimam sua carreira por que dão passos rápidos demais, por outro lado, o que eu mais vejo quando eu formo um Coach Criacional que já era Coach antes, eu percebo claramente que o que muitas vezes falta pra ele é enfiar a mão na barriga e achar o apêndice pra quebrar o paradoxo da confiança.

Então, se do mesmo jeito, abraçar o mundo, dar passos rápidos podem destruir sua carreira, se o médico nunca enfiasse a mão na barriga, ele nunca ia achar o apêndice.

Com responsabilidade, enfia a mão na barriga, procure o apendice, se você não achar de primeira, talvez você ache na segunda ou na terceira, procure ajuda de novo se você precisar.

E pra ficar claro, achar o apêndice pra gente significa atender, ser instrumento de transformação para o cliente que está do outro lado, fazer a diferença na vida das pessoas, fazer diferença no mundo... é isso que nós Coaches Criacionais fazemos.

Quem se forma comigo tem a clareza muito maior que a nossa profissão Coach é muito maior do que simplesmente ter ferramentas pra aplicar. A gente tem uma responsabilidade enorme de fazer a diferença na humanidade, na vida das pessoas.

É isso :) E se quiser saber mais sobre Coaching Criacional é só clicar aqui!!!

Vamooooooooo



Você também pode curtir isso…

Por que algumas pessoas desistem e outras não

Coaching funciona para ser mais disciplinado?

Quando o cliente simplesmente não quer mais fazer o processo de Coaching

Uma habilidade que todo Coach deveria ter…

Assine nossa newsletter

Receba Inspiração Diretamente na Sua Caixa de Entrada