Empresários, funcionários, clientes... Todo mundo sabe que o mercado está cada vez mais competitivo e que é fundamental contar sempre com força máxima para obter os melhores resultados no dia a dia. Dentro deste cenário de concorrência acirrada e busca por maior produtividade, o absenteísmo no trabalho é um problema que tira o sono de empresários de todos os segmentos. Será que existe uma solução?

O absenteísmo no trabalho é basicamente a ausência de um funcionário no dia de trabalho, ou seja, uma falta. Quando pensamos em uma falta esporádica, de uma pessoa, não pensamos em um grande impacto em toda a cadeia produtiva. Porém, se um grande contingente começar a faltar constantemente, a produtividade da empresa é afetada consideravelmente, o que não pode acontecer. Vale a pena ressaltar neste ponto que um eficaz plano de ação para redução de absenteísmo no trabalho também deve considerar atrasos e outros detalhes comuns no dia a dia, principalmente em empresas de grande porte e com muitos colaboradores.

Outro detalhe que não pode ser esquecido quando falamos sobre absenteísmo é que não basta apenas ter os funcionários dentro da empresa. É preciso motivá-los diariamente utilizando metodologias eficientes e que garantam um ambiente mais confortável e positivo, ou seja, é fundamental adotar políticas para que a pessoa se sinta bem no local de trabalho. O resultado, com o tempo, é uma queda garantida no nível de absenteísmo e um aumento na qualidade do trabalho.

Absenteísmo no trabalho: como o Coaching pode ajudar?

A solução para reduzir o absenteísmo no trabalho depende de cada tipo de empresa, cultura organizacional, flexibilidade diretiva, aceitação coletiva e tantos outros fatores. Por isso, é fundamental que o Coach analise caso a caso, empresa por empresa, antes de adotar essa ou aquela estratégia para tentar resolver o problema de absenteísmo. O ponto positivo do Coaching nestes casos é que se trata de uma metodologia que vai além das análises superficiais e frias que normalmente ditam as ações dentro das empresas.

O Coaching trabalha as causas reais, psicológicas, emocionais e pessoais que levam um funcionário, ou toda a equipe, a faltar no trabalho sem qualquer justificativa. Para tal, o Coach irá conversar com as pessoas e tratar dos problemas que motivam tal comportamento, entendendo assim as situações diárias que levam à falta de comprometimento com os ideais da empresa.

Além disso, o Coaching é uma metodologia que tem a capacidade de observar e analisar o problema em vários sentidos, desde a equipe que trabalha na fábrica até o os mais altos cargos diretivos. Este panorama mais amplo é essencial e pode explicar com precisão o absenteísmo no trabalho. Os diagnósticos podem ser desde falhas em uma liderança ineficaz, deficiência na infraestrutura, clima desfavorável, ausência de um bom plano de carreira, entre outras situações.

Para a empresa, contar com um Coach faz toda a diferença porque se trata de uma visão externa, imune a vícios e conceitos que impedem uma análise real e autônoma. O Coaching é uma metodologia que identifica o ponto exato que provoca a elevação do absenteísmo da empresa e vai além, propõe estratégias para reverter este cenário em prol da qualidade de vida para os funcionários e aumento de produtividade para a empresa. É uma solução onde todas as partes saem ganhando.

Assine nossa newsletter

Receba Inspiração Diretamente na Sua Caixa de Entrada